Fragmentos

Sopa mágica pra curar a gripe.


Tem uns dois dias que estou enrolada com uma gripe pesada, ontem tive até febre. É aquele quadro clássico: o corpo dói, a cabeça parece que vai abrir ao meio e a vontade de ficar na cama é maior do que tudo. Também não quero ver ninguém e nem comer nada.  O que eu queria mesmo, e nem tenho vergonha de dizer, era um colo quentinho e macio, uns cafunés na cabeça, abraços e beijinhos até ficar boa… ah… 
(acorda Beth, deixa de ser carente).
 
Aí me lembrei de uma tradição lá de casa, que a minha avó fazia pra todas essas ocasiões de coração partido ou fraqueza momentânea. Era tiro e queda. Uma sopinha quente de fubá com espinafre. Nada mais confort food que isso. A minha salvação…
Não tinha espinafre na geladeira, mas tinha couve na horta e aí troquei sem nem pensar. Os dois são ricos em ferro, o que é ótimo para o sistema imunológico. E como estou gripada acrescentei gengibre, que limpa as vias respiratórias e dá um gosto especial pra qualquer alimento. Vou dar a minha receita, mas acrescento que você pode mudar da maneira que quiser, e de acordo com o que estiver disponível na sua geladeira.
 
Essa é a receita de minha avó.
 
2 dentes de alho bem picados
1/2 cebola média picada
6 colheres de sopa de fubá
4 xícaras pequenas de água 
2 folhas de couve ou qualquer outra verdura cortada bem fininha 
1 colher pequena de gengibre ralado 
Sal a gosto
Como fazer
Em uma panela alta e em fogo médio, refogue o alho e a cebola em um fio de óleo até dourar (as vezes ela trocava o óleo por manteiga. Eu prefiro manteiga, fica mais saboroso). Acrescente o gengibre, o sal e deixe pegar gosto. Em seguida coloque o fubá. Minha avó jogava o fubá diretamente na mistura, mas quem não tem o hábito corre o risco de empelotar a sopa. Quem preferir pode diluir o fubá com um pouco dágua antes de colocar no fogo. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, e mexa sempre para não queimar. Acrescente a couve picada, misture e deixe cozinhar por mais um minuto ate engrossar.  É melhor usar uma panela alta, porque a sopa borbulha muito e pode queimar a sua mão, como aconteceu comigo.
Desligue e está pronto!